terça-feira, 1 de dezembro de 2015
Privacidade?
Nos novos tempos viver conectado é o maior status de uma pessoa.
Nas redes sociais há promessas de privacidade total.Basta criar uma conta,logar e continuar conectado.
A sensação de poder acessar o mundo em simples um clique nos deixa fascinados,né mesmo?
Mas e os nossos dados? Quem tem acesso a eles?Somente nós usuários?
Bem,se os Estados Unidos invadiu o sistema do Governo Brasileiro,é lógico que outras pessoas podem fazer uso de nossas informações se assim o desejar.
Se é possível acessar dados pessoais e tudo que fazemos nas redes sociais,sites de pesquisas, de notícias e de compras,entre outros;também é possível manipular os nossos desejos e sentimentos.Ou seja,as mídias escravizam e manipulam a sociedade sutilmente.
Porém,se prestamos atenção um pouquinho mais,perceberemos que toda evolução histórica e tecnológica está nos levando para outros caminhos,outra forma de governo e outras formas de escravidão.Porque nunca houve um fim da escravidão,ela simplesmente mudou de nome e de cara para castigar todas as cores em níveis diferentes de submissão.
Me questiono,agora, sobre essa tal globalização: de quem ou de quê ela nos afasta ao mesmo tempo que nos aproxima de tantas possibilidades. O mundo não parece ser igual para todos mesmo na era da globalização.
Foi assim que me dei conta do quanto a tecnologia nos proporciona uma falsa sensação de poder.Eu quero,Eu posso,Eu faço.Sem analisar que tem alguém nos espionando e manipulando as nossas vontades. E não raro se aproveitando daquilo que ainda é tão nosso: a individualidade.
Claro que as tecnologias existentes também possuem inumeráveis benefícios nos vários setores da vida.O que questiono aqui é o motivo original delas existirem.
Há rumores de que num futuro próximo todos serão marcados como gado,por meio de um microchip que facilitará a vida dos cidadãos. Desse modo poderão para andar sem documentos e sem dinheiro.Pois o objetivo é erradicar gradativamente a violência no mundo.E não somente ela será banida,mas as doenças,o desemprego e todas as mazelas do mundo atual.
Um sonho,né mesmo?
Mas até onde estaremos seguros? Até onde esta nova forma organizacional atenderá satisfatoriamente a todo e qualquer cidadão?Todas as pessoas aderirão à ideia de segurança monitorada?
O fato é que estaremos conectados,vigiados mais do que nunca.Este seria o preço da privacidade atual? Viver num Big Brother Mundo é o preço?
Alguns longas de sucessos de Hollywood tratam do assunto através das cortinas de ação,ficção,comédia e drama;assim diferentes públicos são atingidos em linguagens diferentes.
Vale lembrar que o cinema cria e exalta heróis.A Ciência cria remédios,vírus e doenças, a politica dissemina ideias;dentre elas, a de um governo forte para honrar seus cidadãos.
Mas até onde isso é verdade? Quem são de fato os beneficiados?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário